PORTARIA CONJUNTA SDSTR/SS N° 001/06
Este texto não
substitui o publicado no D.O.E. de 29.06.06
O SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA E O SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições estabelecidas na Lei Complementar no 284, de 28 de fevereiro de 2005, arts. 63, I, e 66, I, e considerando o disposto no Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 2.870, de 27 de agosto de 2001, Anexo 2, art. 40-A,
R E S O L V E M:
Art. 1º Definir critérios e requisitos para emissão de laudos de avaliação de pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autistas com a finalidade exclusiva de obtenção da isenção do ICMS na aquisição de automóveis de passageiros, conforme estabelece o art. 40-A do Anexo 2 do RICMS/SC-01, aprovado pelo Decreto nº 2.870, de 27 de agosto de 2001.
Parágrafo único. O benefício a que se refere o “caput” deverá ser requerido junto à Gerência Regional da Secretaria de Estado da Fazenda a que jurisdicionado o requerente.
Art. 2º A condição de pessoa portadora de deficiência ou autista será atesta mediante utilização de formulário aprovado por esta Portaria, seguindo os critérios de diagnósticos dela constantes, firmado em conjunto, no caso de:
I – deficiência física ou visual, por dois médicos;
II – deficiência mental ou autismo, por um médico e um psicólogo.
Art. 3º Para os efeitos desta Portaria, considera-se pessoa portadora de deficiência a que se enquadra nas seguintes categorias (Decreto Federal nº 3.298/99, DSM-IV - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais e Classificação Internacional de Doenças - CID 10):
I - deficiência física - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;
II - deficiência visual - acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações;
III - deficiência mental - funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação anterior aos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como:
a) comunicação;
b) cuidado pessoal;
c) habilidades sociais;
d) utilização da comunidade;
e) saúde e segurança;
f) habilidades acadêmicas;
g) lazer; e
h) trabalho.
§ 1º O preenchimento do laudo referente à deficiência mental deverá atender a definição contida na Classificação Internacional de Doenças (CID-10), contemplando-se, única e exclusivamente, os níveis severo, grave ou profundo da deficiência mental.
§ 2º O preenchimento do laudo referente à deficiência mental severa deverá atender a definição contida na Classificação Internacional de Doenças (CID-10- código F. 72), observando-se o disposto no § 1º e deverão ser atendidos, de forma cumulativa, os seguintes critérios:
I - déficit significativo na comunicação, que pode ser manifestado através de palavras simples;
II - atraso acentuado no desenvolvimento psicomotor;
III - alteração acentuada no padrão de marcha (dispraxia);
IV - autocuidados simples sempre desenvolvidos sob rigorosa supervisão e,
V - déficit intelectual atendendo ao nível severo.
§ 3º O preenchimento do laudo referente à deficiência mental profunda deverá atender a definição contida na Classificação Internacional de Doenças (CID-10- código F. 73), observando-se o disposto no § 1º e deverão ser atendidos, de forma cumulativa, os seguintes critérios:
I - grave atraso na fala e linguagem com comunicação eventual através de fala estereotipada e rudimentar;
II - retardo psicomotor gerando grave restrição de mobilidade, ou seja, incapacidade motora para locomoção;
III - incapacidade de autocuidados e de atender suas necessidades básicas;
IV - outros agravantes clínicos e associação com outras manifestações neuropsiquiátricas; e
V - déficit intelectual atendendo ao nível profundo.
§ 4º No preenchimento de laudo referente ao autismo deverão ser utilizados os critérios diagnósticos baseados no DSM – IV - Manuais Diagnóstico e Estatísticos de Transtornos Mentais e na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) enquadrando o Transtorno Autista (F.84.0) e o Autismo Atípico (F.84.1).
§ 5º No preenchimento de laudo referente ao transtorno autista (F.84.0) deverão ser utilizados os critérios diagnósticos constantes nos Eixos A e B conforme segue:
I - considera-se classificado como Eixo A o indivíduo que apresente um total de seis ou mais das seguintes características comportamentais, observando-se os referenciais mínimos grifados para cada alínea, na seguinte conformidade:
a) comprometimento qualitativo da interação social, manifestado por pelo menos dois dos seguintes aspectos:
1. comprometimento acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como: contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social;
2. fracasso em desenvolver relacionamentos com seus pares apropriados ao nível de desenvolvimento;
3. ausência de tentativas espontâneas de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas, tais como: não mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse; ou
4. ausência de reciprocidade social ou emocional.
b) comprometimento qualitativo da comunicação, manifestado por pelo menos um dos seguintes aspectos:
1. atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem falada mediante o não acompanhamento comunicação compensando-a por meio de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímica;
2. acentuado comprometimento da capacidade de iniciar ou manter uma conversa, em indivíduos com fala adequada;
3. uso estereotipado e repetitivo da linguagem idiossincrática; ou
4. ausência de jogos ou brincadeiras de imitação social variadas e espontâneos próprios do nível de desenvolvimento.
c) padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes aspectos:
1. preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesse, anormais em intensidade ou foco;
2. adesões aparentemente inflexíveis a rotinas ou rituais específicos e não funcionais;
3. maneirismos motores estereotipados e repetitivos, tais como: a prática de agitar ou torcer mãos e dedos ou movimentos complexos de todo o corpo; ou
4. preocupação persistente com partes de objetos.
II - considera-se classificado como Eixo B o indivíduo que apresente atraso ou funcionamento anormal, com início anterior aos três anos de idade, em pelo menos uma das seguintes alíneas:
a) interação social;
b) linguagem para fins de comunicação social; ou
c) jogos imaginativos ou simbólicos.
§ 6º No preenchimento de laudo referente ao autismo atípico (F 84.1) deverão ser utilizados os critérios diagnósticos sintomatológicos semelhantes aos do Transtorno Autista, observado o seguinte:
I - no autismo atípico o desenvolvimento anormal ou comprometimento pode se manifestar pela primeira vez depois da idade de três anos, ou, ainda diante de anormalidades demonstráveis como insuficientes em uma ou duas das três áreas de psicopatologia requeridas para o diagnóstico de autismo, tais como: interações sociais recíprocas, comunicação e comportamento restrito, estereotipado e repetitivo, a despeito de anormalidades características em outras áreas.
II - o Autismo Atípico pode se manifestar até os cinco anos de idade e apresentar-se com menor grau de comprometimento, ou ainda ser associado a outras condições médicas, sendo necessária a presença de pelo menos um critério sintomatológico para os itens da área do comportamento qualitativo de interação social:
a) o comprometimento qualitativo da interação social, referido no inciso II do § 6º manifesta-se pelos aspectos abaixo relacionados:
1. comprometimento acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como: contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social;
2. fracasso em desenvolver relacionamentos com seus pares apropriados ao nível de desenvolvimento;
3. ausência de tentativas espontâneas de compartilhar prazer, interesse ou realização com outras pessoas;
4. ausência de reciprocidade social ou emocional.
III - pode haver ausência dos critérios sintomatológicos em uma das áreas da comunicação e de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades.
Art. 4º Ficam aprovados os seguintes modelos anexos:
I – Laudo de Avaliação – Deficiência Física ou Visual, Anexo I;
II - Laudo de Avaliação – Deficiência Mental (Severa ou Profunda), Anexo II;
III - Laudo de Avaliação – Autismo (Transtorno Autista e Autismo Atípico), Anexo III;
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
IÇURITI PEREIRA DA SILVA
Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda
CARMEN EMÍLIA BONFÁ ZANOTTO
Secretária de Estado da Saúde
ESTADO DE SANTA
CATARINA
LAUDO DE AVALIAÇÃO
DEFICIÊNCIA FÍSICA OU
VISUAL
Serviço
Médico/Unidade de Saúde: ________________________
Data:___/___/___
IDENTIFICAÇÃO DO
REQUERENTE E DADOS COMPLEMENTARES
Nome: |
Data de Nascimento: / / |
Sexo: ( ) M ( )F |
Identidade no |
Órgão Emissor: |
UF: |
Mãe: |
Pai: |
Responsável (Representante legal): |
Endereço: |
Bairro: |
Cidade |
CEP: |
UF: |
Fone: |
Email: |
Atestamos, para a
finalidade de concessão do benefício previsto no art. 40-A do Anexo 2 do
RICMS/SC-01, aprovado pelo Decreto nº 2.870, de 27 de agosto de 2001, que o
requerente retroqualificado possui a deficiência abaixo assinalada:
TIPO DE DEFICIêNCIA DEFICIêNCIA FíSICA* DEFICIêNCIA VISUAL * . |
CóDIGO INTERNACIONAL DE DOENçAS CID-10: (PREENCHER COM TANTOS CóDIGOS QUANTOS SEJAM NECESSáRIOS) |
OBS: É considerada pessoa portadora de deficiência: a) física aquela que apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções b) visual aquela que apresenta: acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações |
Descrição detalhada da deficiência: |
____________________ Assinatura Carimbo e registro do CRM |
____________________ Assinatura Carimbo e registro do CRM |
Nome:_____________________________ Endereço:__________________________ |
Nome:___________________________ Endereço:___________________________ |
Observações: 1. a
deficiência deve ser atestada por equipe (dois médicos) responsável pela área
correspondente à deficiência; 2. o laudo somente será emitido na hipótese de a
deficiência constatada se enquadrar nos critérios e requisitos definidos na
Portaria Conjunta SDTR/SS Nº 01/06.
ESTADO DE SANTA CATARINA
LAUDO DE AVALIAÇÃO
DEFICIÊNCIA MENTAL
(severa ou profunda)
Serviço
Médico/Unidade de Saúde: ________________________
Data:___/___/___
IDENTIFICAÇÃO DO
REQUERENTE E DADOS COMPLEMENTARES
Nome: |
Data de Nascimento: / / |
Sexo: ( ) M ( )F |
Identidade no |
Órgão Emissor: |
UF: |
Mãe: |
Pai: |
Responsável (Representante legal): |
Endereço: |
Bairro: |
Cidade |
CEP: |
UF: |
Fone: |
Email: |
Atestamos, para a
finalidade de concessão do benefício previsto no art. 40-A do Anexo 2 do
RICMS/SC-01, aprovado pelo Decreto nº 2.870, de 27 de agosto de 2001, que o
requerente retroqualificado possui a deficiência abaixo assinalada:
( ) Deficiência mental severa / grave – F.72
(CID-10) – observadas as instruções deste anexo.
( ) Deficiência mental profunda – F.73
(CID-10) – observadas as instruções deste anexo.
Descrição detalhada da deficiência: |
____________________ Assinatura Carimbo e registro do CRM |
____________________ Assinatura Carimbo e registro do CRM |
Nome:_____________________________ Endereço:__________________________ |
Nome:___________________________ Endereço:___________________________ |
Unidade Emissora do Laudo Identificação: _________________________________________________________ CNPJ:_______________________ Nome e CPF do responsável:______________________________________________ ____________________________ Assinatura do responsável |
INSTRUÇÕES DE
PREENCHIMENTO DO ANEXO II
DEFICIÊNCIA MENTAL
(severa ou profunda)
Deficiência mental -
funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação
antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de
habilidades adaptativas, tais como:
a) comunicação;
b) cuidado pessoal;
c) habilidades
sociais;
d) utilização da
comunidade;
e) saúde e segurança;
f) habilidades
acadêmicas;
g) lazer; e
g) trabalho;
Orientações para
preenchimento do Laudo – baseado na (CID-10)
Que atenda à
definição acima, porém que contemple única e exclusivamente aos níveis
severo/grave ou profundo da deficiência mental (retardo mental) (*).
Para tal deverá
atender a todos os critérios a seguir para cada nível:
Deficiência Mental
Severa (Retardo Mental Grave) (*)
. déficit
significativo na comunicação, que pode ser feita através de palavras simples
. atraso acentuado no
desenvolvimento psicomotor.
. alteração acentuada
no padrão de marcha (dispraxia).
.autocuidados simples
sempre desenvolvidos sob rigorosa supervisão.
. déficit intelectual
atendendo ao nível severo.
Deficiência Mental
Profunda ( Retardo Mental Profundo) (*)
. grave atraso na
fala e linguagem com comunicação eventual através de fala estereotipada e
rudimentar.
. retardo psicomotor
gerando grave restrição de mobilidade (incapacidade motora para locomoção).
. incapacidade de
autocuidado e de atender suas necessidades básicas.
. outros agravantes
clínicos e associação com outras manifestações neuropsiquiátricas.
. déficit intelectual
atendendo ao nível profundo
(*) Na CID-10 o termo
Deficiência Mental é referendado como Retardo Mental. Deficiência Mental Severa
corresponde à Deficiência Mental Grave.
Observação: o laudo
deve ser assinado por um médico e por um psicólogo.
ESTADO DE SANTA
CATARINA
LAUDO DE AVALIAÇÃO
AUTISMO
(Transtorno Autista e
Autismo Atípico)
Serviço
Médico/Unidade de Saúde: ________________________
Data:___/___/___
IDENTIFICAÇÃO DO
REQUERENTE E DADOS COMPLEMENTARES
Nome: |
Data de Nascimento: / / |
Sexo: ( ) M ( )F |
dentidade no |
Órgão Emissor: |
UF: |
Mãe: |
Pai: |
Responsável (Representante legal): |
Endereço: |
Bairro: |
Cidade |
CEP: |
UF: |
Fone: |
Email: |
Atestamos, para a
finalidade de concessão do benefício previsto no art. 40-A do Anexo 2 do
RICMS/SC-01, aprovado pelo Decreto nº 2.870, de 27 de agosto de 2001, que o
requerente retroqualificado possui a deficiência abaixo assinalada:
( ) Transtorno autista – F.84.0 (CID-10) –
observadas as instruções deste anexo.
( ) Autismo atípico – F.84.1 (CID-10) –
observadas as instruções deste anexo.
Descrição detalhada da deficiência: |
____________________ Assinatura Carimbo e registro do CRM |
____________________ Assinatura Carimbo e registro do CRM |
Nome:_____________________________ Endereço:__________________________ |
Nome:___________________________ Endereço:___________________________ |
Unidade Emissora do Laudo Identificação: _________________________________________________________ CNPJ:_______________________ Nome e CPF do responsável:______________________________________________ ____________________________ Assinatura do responsável |
INSTRUÇÕES DE
PREENCHIMENTO ANEXO III
AUTISMO
(Transtorno Autista e
Autismo Atípico)
Critérios
Diagnósticos. (baseado no DSM – IV-
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais e na
Classificação Internacional de Doenças - (CID 10)
I-TRANSTORNO AUTISTA
(F 84.0)
Preenchimento do
Eixo A e B
Eixo A - Preencher um
total de seis ou mais dos seguintes itens observando-se os referenciais mínimos
grifados para cada item, ou seja :
1. Comprometimento
qualitativo da interação social, manifestado por pelo menos dois dos seguintes
aspectos:
.comprometimento
acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como contato
visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a
interação social
.fracasso em
desenvolver relacionamentos com seus pares apropriados ao nível de
desenvolvimento
.ausência de
tentativas espontâneas de compartilhar prazer, interesses ou realizações com
outras pessoas (p.ex. não mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse)
.ausência de
reciprocidade social ou emocional
2. Comprometimento
qualitativo da comunicação, manifestado por pelo menos um dos seguintes
aspectos:
.atraso ou ausência
total de desenvolvimento da linguagem falada ( não acompanhamento por uma
tentativa de compensar por meio de
modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímica)
.em indivíduos com
fala adequada, acentuado comprometimento da capacidade de iniciar ou manter uma
conversa
.uso estereotipado e
repetitivo da linguagem idiossincrática
.ausência de jogos ou
brincadeiras de imitação social variados e espontâneos próprios do nível de desenvolvimento
3. Padrões restritos
e repetitivos de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo
menos um dos seguintes aspectos:
.preocupação
insistente com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesse,
anormais em intensidade ou foco.
.adesão aparentemente
inflexível a rotinas ou rituais específicos e não funcionais
.maneirismos motores
estereotipados e repetitivos (p.ex., agitar ou torcer mãos e dedos ou
movimentos complexos de todo o corpo)
.preocupação
persistente com partes de objetos
Eixo B - Atrasos ou
funcionamento anormal em pelo menos umas das seguintes áreas, com início antes
dos três anos de idade: (1) interação social, (2) linguagem para fins de
comunicação social ou (3) jogos imaginativos ou simbólicos.
II - AUTISMO ATÍPICO
(F 84.1)
NO AUTISMO ATíPICO O
DESENVOLVIMENTO ANORMAL E/OU COMPROMETIMENTO PODE SE MANIFESTAR PELA PRIMEIRA
VEZ DEPOIS DA IDADE DE TRêS ANOS; E/OU
Há ANORMALIDADES DEMONSTRáVEIS INSUFICIENTES EM UMA OU DUAS DAS TRêS áREAS DE
PSICOPATOLOGIA REQUERIDAS PARA O DIAGNóSTICO DE AUTISMO (A SABER, INTERAçõES
SOCIAIS RECíPROCAS, COMUNICAçãO E COMPORTAMENTO RESTRITO, ESTEREOTIPADO E
REPETITIVO) A DESPEITO DE ANORMALIDADES CARACTERíSTICAS EM OUTRA (S) áREA(S).
Para o diagnóstico de
Autismo Atípico, os critérios sintomatológicos são semelhantes aos do
Transtorno Autista, ou seja: desenvolvimento anormal ou alterado manifestado na
primeira infância nas seguintes áreas do desenvolvimento: interações sociais,
comunicação e comportamento. Porém pode apresentar-se com menor grau de
comprometimento e ou associado a outras condições médicas.
a) é necessária a
presença de pelo menos um critério sintomatológico para os itens da área do
comportamento qualitativo de interação social
b) comprometimento
qualitativo da interação social, manifestado pelos seguintes aspectos:
.comprometimento
acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como contato
visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a
interação social.
.fracasso em
desenvolver relacionamentos com seus pares apropriados ao nível de
desenvolvimento.
.ausência de
tentativas espontâneas de compartilhar prazer, interesses ou realizações com
outras pessoas (p.ex. não mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse).
.ausência de
reciprocidade social ou emocional.
c) pode haver
ausência dos critérios sintomatológicos em uma das áreas da comunicação e/ou de
padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades.
d) o início dos
sintomas pode se manifestar até os cinco anos de idade.
Observação: o laudo deve ser assinado por um médico e por um psicólogo.