ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA
COMISSÃO PERMANENTE DE ASSUNTOS TRIBUTÁRIOS
RESPOSTA CONSULTA 12/2022

N° Processo 2170000030967


Ementa

ICMS. CRÉDITO PRESUMIDO. TRATAMENTOS TRIBUTÁRIOS DIFERENCIADOS CONCEDIDOS A EMPRESAS DO COMÉRCIO EXTERIOR. NÃO É POSSÍVEL A UTILIZAÇÃO CONCOMITANTE DO TTD 410 E DO BENEFÍCIO PREVISTO NO ART. 103, INCISO II, C, DO ANEXO 02, UMA VEZ QUE, PARA FINS DE CÁLCULO DA CARGA TRIBUTÁRIA EFETIVA DE ICMS, DEVERÁ SER CONSIDERADA A BASE DE CÁLCULO INTEGRAL DAS OPERAÇÕES COM AS MERCADORIAS OU PRODUTOS ALCANÇADOS PELO TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DIFERENCIADO, SEM CONSIDERAR PARA ESTE FIM QUALQUER REDUÇÃO DE BASE DE CÁLCULO PREVISTA NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA.


Da Consulta

Trata-se de consulta formulada pessoa jurídica atuante no comércio exterior, por meio do qual informa ser detentora do TTD 410, relacionado à importação, cujo termo de concessão veda a aplicação de redução de base de cálculo do ICMS quando utilizado o benefício em que se destaca 4% de ICMS.

 

Aduz a consulente que, quanto as operações com pneumáticos e câmaras de ar, o art. 103, II, Anexo 02, do RICMS/SC, prevê a redução de 8,5% da base de cálculo, nas saídas tributadas pela alíquota interestadual de 4%.

 

Acrescenta ainda que nas operações interestaduais deve-se aplicar a fórmula prevista no Convênio ICMS 006/2009, de modo que surgiriam dúvidas quanto a aplicação da redução da base de cálculo do ICMS/ST.

 

Dessa forma, questiona esta Comissão o seguinte:

 

1) É possível que a contribuinte opte por não aplicar a redução de base de cálculo na operação interestadual, naquelas operações sujeitas a alíquotas diversas de 4%?

2) É possível a aplicação da redução da Base de cálculo do ICMS ST, se não utilizada no ICMS próprio (da importadora)?

3) Como proceder para equalizar a operação sem descumprir o TTD?

4) Pode-se utilizar a redução de base de cálculo no caso de operação com destaque do ICMS de 4%?

 

O processo foi analisado no âmbito da Gerência Regional conforme determinado pelas Normas Gerais de Direito Tributário de Santa Catarina, aprovadas pelo Dec. nº 22.586/1984. A autoridade fiscal verificou as condições de admissibilidade.

 

É o relatório, passo à análise.


Legislação

RICMS-SC, art. 243, §2º, Anexo 02.


Fundamentação

O art. 246, Anexo 02, do RICMS/SC, assim prescreve:

 

Art. 246. Mediante regime especial autorizado pelo Secretário de Estado da Fazenda, ficam concedidos os seguintes tratamentos tributários diferenciados, observado o disposto nesta Seção:

 

I – diferimento do pagamento do imposto devido por ocasião do desembaraço aduaneiro de mercadoria importada para comercialização pelo estabelecimento importador, por intermédio de portos, aeroportos ou pontos de fronteira alfandegados, situados neste Estado, para a etapa seguinte à da entrada no estabelecimento beneficiário; e

 

II – crédito presumido, por ocasião da saída tributada subsequente à entrada da mercadoria importada pelo próprio estabelecimento com o tratamento previsto no inciso I do caput deste artigo, de modo que resulte em carga tributária final equivalente a:

 

a) tratando-se de operação interestadual:

 

1. sujeita à alíquota de 4% (quatro por cento):

 

1.1. 0,6% (seis décimos por cento) do valor da base de cálculo integral da operação própria com aço, alumínio, cobre, coque ou prata (NCM 7106); e

 

1.2. 1% (um por cento) do valor da base de cálculo integral da operação própria, nas demais hipóteses, observado o disposto no § 2º deste artigo; e

 

[...]

 

Verifica-se, assim, que, em regra, o TTD sob análise - em se tratando de operação sujeita à alíquota de 4% (quatro por cento) - confere ao beneficiário, entre outros, crédito presumido por ocasião da saída subsequente à entrada da mercadoria importada pelo próprio estabelecimento, de modo a resultar carga tributária final equivalente a 1% (um por cento) do valor da base de cálculo integral da operação própria, com exceção de operação própria com aço, alumínio, cobre, coque e prata.

 

De acordo com o item 1.7, do Termo de Concessão do TTD da consulente:

 

1.7.   Na hipótese de a operação própria subsequente à entrada da mercadoria no estabelecimento importador ser contemplada com redução da base de cálculo prevista na legislação tributária:

[...]

b)  não se aplica a redução de base de cálculo estabelecida na legislação tributária quando for utilizada, nestas operações, a tributação prevista na alínea "a" do item 1.2, exceto quando se tratar de operação com destino a centro de distribuição exclusivo que atenda o previsto nos itens 1.27 a 1.32

 

Questiona a consulente se é possível a utilização concomitante do TTD 410 com o benefício previsto no art. 103, inciso II, c, Anexo 02, do RICMS/SC:

 

“Art. 103. Nas operações interestaduais efetuadas por estabelecimento fabricante ou importador das mercadorias a seguir relacionadas, em que a receita bruta decorrente da venda dessas mercadorias esteja sujeita ao pagamento das contribuições para o PIS/PASEP e a COFINS, referentes às operações subseqüentes, cobradas englobadamente na respectiva operação, a base de cálculo do ICMS será deduzida nos percentuais abaixo indicados:

[...]

II – no caso de pneumáticos novos de borracha classificados na posição 4011 e de câmaras de ar de borracha classificadas na posição 4013 da NCM/SH (Convênios ICMS 06/09 e 21/13):

[...]

c) 8,5% (oito inteiros e cinco décimos por cento), nas saídas tributadas pela alíquota interestadual de 4% (quatro por cento) (Convênio ICMS 21/13);

[...]”

 

 

Conforme definido na Consulta COPAT nº 29/2021, a resposta é negativa. Não é possível utilizar concomitantemente o TTD 410 e o benefício previsto no art. 103, inciso II, c, Anexo 02. É a redação do art. 243, Anexo 02, do RICMS/SC:

 

“Art. 243. Salvo disposição contrária, a apropriação de crédito presumido previsto nesta Seção observará o disposto nos arts. 23, 24, 25-B, 25-C e 25-D deste Anexo.

[...]

§ 2º Para fins de cálculo da carga tributária efetiva de ICMS, deverá ser considerada a base de cálculo integral das operações com as mercadorias ou produtos alcançados pelo tratamento tributário diferenciado previsto nesta Seção, apurada nos termos dos arts. 9º, 10, 11 e 22 do RICMS/SC-01, sem considerar para este fim qualquer redução de base de cálculo prevista na legislação tributária.”

 

 

As disposições gerais sobre os Tratamentos Tributários Diferenciados previstos no Anexo II da Lei nº 17.763/2019, expressamente determinam que a carga tributária efetiva de ICMS não pode considerar qualquer redução de base de cálculo prevista na legislação tributária.

 

Assim, quando o art. 246, II, “a”, 1, item 1.2, autoriza o crédito presumido na operação, de forma a resultar em carga tributária final equivalente a 1% (um por cento) do valor da base de cálculo integral da operação própria, não é possível considerar a redução da base de cálculo prevista no art. 103, inciso II, c, do Anexo 02.

 

Obviamente a consulente poderá optar por não utilizar o TTD nº 410, hipótese em que poderá aplicar a redução da base de cálculo prevista na legislação tributária. Ressalte-se, contudo, que a não opção deve abarcar todo TTD, não sendo possível a utilização do diferimento no desembaraço, nem o crédito presumido em relação à operação subsequente, caso em que fica dispensada do recolhimento ao fundo.

 

Quanto ao questionamento sobre o cálculo do ICMS/ST, imperioso observar que a Substituição Tributária se submete a regras específicas previstas na Seção VI, do Capítulo VI, do Anexo 03, do RICMS/SC.


Resposta

Diante do exposto, responda-se à consulente que não é possível a utilização concomitante do TTD 410 e do benefício previsto no art. 103, inciso II, c, do Anexo 02, uma vez que, para fins de cálculo da carga tributária efetiva de ICMS, deverá ser considerada a base de cálculo integral das operações com as mercadorias ou produtos alcançados pelo tratamento tributário diferenciado, sem considerar para este fim qualquer redução de base de cálculo prevista na legislação tributária.


É o parecer que submeto à apreciação da Comissão.



DANIEL BASTOS GASPAROTTO
AFRE III - Matrícula: 9507256

De acordo. Responda-se à consulta nos termos do parecer acima, aprovado pela COPAT na Sessão do dia 20/01/2022.
A resposta à presente consulta poderá, nos termos do § 4º do art. 152-E do Regulamento de Normas Gerais de Direito Tributário (RNGDT), aprovado pelo Decreto 22.586, de 27 de julho de 1984, ser modificada a qualquer tempo, por deliberação desta Comissão, mediante comunicação formal à consulente, em decorrência de legislação superveniente ou pela publicação de Resolução Normativa que adote diverso entendimento.

Nome Cargo
LENAI MICHELS Presidente COPAT
CARLOS FRANSELMO GOMES OLIVEIRA Secretário(a) Executivo(a)

Data e Hora Emissão 02/02/2022 18:21:33